MÓDULO WIRELESS ESP8266 COM ARDUINO


Com o Módulo Wireless ESP8266 você pode conectar o seu Arduino nas redes wireless 802.11 b/g/n, enviando e recebendo dados nos modos AP (Access Point/Ponto de acesso) e STA (Station), e neste tutorial vamos mostrar como configurar esse módulo como web server, enviando dados para um browser.
Esse módulo se comunica com o microcontrolador utilizando interface serial e seu firmware pode ser atualizado, se necessário. Possui ainda 2 pinos GPIO (General Purpose Input Output, ouEntrada e Saída de uso geral), permitindo que o módulo seja programado diretamente e a GPIO acionada sem a necessidade de uso de um microcontrolador.
Outras características do Módulo Wireless ESP8266:
  • Conexão à redes padrão 802.11 B/G/N
  • Alcance aproximado: 91 metros
  • Tensão de operação : 3.3 VDC
  • Comunicação serial: pinos TX e RX
  • Modos de operação : Cliente, Access Point, Cliente+Access Point
  • Modos de segurança wireless : OPEN/WEP/WPA_PSK/WPA2_PSK/WPA_WPA2_PSK.
  • Suporta comunicação TCP e UDP, com até 5 conexões simultâneas
O módulo possui antena embutida e um conector de 8 pinos, além dos leds indicadores de funcionamento (vermelho) e comunicação (azul):
Atenção para o nível de sinal utilizado pelo módulo, que é de 3.3V, assim o pino RX (Recepção serial) não pode ser ligado diretamente ao Arduino. Você pode montar um divisor de tensão com dois resistores, utilizando o calculador deste link.

LIGAÇÃO DO MÓDULO ESP8266 AO ARDUINO

Na ligação do ESP8266 com o Arduino usamos um resistor de 1K entre o Vcc (3.3V) e o pinoCH_PD (Chip Enable). Para o divisor de tensão, utilizamos 2 resistores de 10K, o que diminuiu a tensão do nível de sinal para um valor suficiente para os testes. Os dois push-buttons do circuito serão utilizados para enviar informações à uma página web, utilizando um web server. Os resistores utilizados nos botões também são de 10K.
Recomendamos a utilização de uma fonte externa para alimentação do módulo, pois dependendo da situação ele pode exigir até 300mA de corrente, e o limite do Arduino é de 50mA.

PROGRAMA WEB SERVER ESP8266

Antes de carregarmos o programa do web server, vamos alterar a velocidade de comunicação (baud rate) do módulo, que por padrão está setada em 115200 (firmware versão 0.9.5). Nessa velocidade, a biblioteca Software Serial não foi capaz de realizar a comunicação adequadamente, por isso alteramos a velocidade para 19200, utilizando o programa abaixo.
Na linha 17 colocamos a velocidade padrão (115200), e na linha 25 setamos a nova velocidade (19200):

Nesse programa, é mostrado no serial monitor a versão de firmware do módulo e também se os comandos foram processados com sucesso:

No programa vamos utilizar a biblioteca SoftwareSerial para efetuar a comunicação com o módulo usando os pinos 2 (RX) e 3 (TX). Assim, podemos utilizar o serial monitor para acompanhar o envio dos comandos ao módulo. Na linha 18 do programa, substitua as informações de SSID (nome da rede wireless) e SENHA pelas informações da rede à qual o módulo irá se conectar.

Acompanhe no serial monitor as informações de conexão ao access point (AP) e também o endereço IP obtido pela placa.




Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário