COMO GRAVAR DADOS NO CARTÃO SD COM ARDUINO

Como gravar dados no Cartão SD com Arduino
No Arduino e em outros microcontroladores muitas vezes precisamos guardar informações por um longo período de tempo, elaborar gráficos após coleta de dados, ou mesmo verificar quando um determinado sensor foi acionado. Podemos fazer isso gravando os dados em um cartão de memória utilizando o Módulo Cartão SD com Arduino.
Módulo Cartão SD
O módulo aceita cartões formatados em FAT16 ou FAT32, e utiliza a comunicação via interface SPI por meio dos pinos MOSISCKMISO e CS, mostrados na imagem abaixo:
Módulo Cartão SD - Pinagem
Você pode utilizar tanto os pinos da coluna esquerda como os da coluna da direita, pois eles tem as mesmas funções. A alimentação do módulo pode ser feita utilizando o pino 3.3V ou o pino 5V.

CONEXÃO MÓDULO CARTÃO SD COM ARDUINO

Para alimentação do módulo pelo Arduino, vamos utilizar apenas um dos pinos GND, e também a alimentação de 5V.
Para os pinos de sinal, será necessário um divisor de tensão, já que o módulo trabalha com níveis de sinal de 3.3V, assim não podemos ligá-lo diretamente ao Arduino, que trabalha com 5V de sinal. Utilize um divisor de tensão apenas nos pinos SCK, MOSI e CS. O pino MISO pode ser ligado diretamente.
Para cálculo dos resistores utilizados no divisor de tensão, utilize a calculadora deste link, informando os resistores que serão utilizados (R1 e R2), e também a tensão de entrada (5V). Depois disso, clique em CALCULAR para ver qual será o valor da tensão de saída.
Circuito Modulo cartao SD
O potenciômetro é de 100K, ligado à porta analógica A5, mas você pode utilizar outros valores.

GRAVANDO DADOS NO CARTÃO SD

Você pode gravar no cartão dados de sensores, horários, coordenadas de gps ou qualquer outra informação que desejar. Futuramente vamos apresentar um projeto de datalogger utilizando esse módulo.
Com o circuito acima, vamos criar uma rotina que grava no cartão SD um arquivo em formato texto chamado LER_POT.TXT. Para usar este programa, faça o download da biblioteca SdFat neste link. Descompacte a pasta SdFat e coloque-a dentro da pasta LIBRARIES da IDE do Arduino.
Dentro desse arquivo, será gerada uma linha, a cada 2 segundos, com o valor da porta analógica A5 onde se encontra ligado o potenciômetro.
Circuito Arduino e módulo Cartão SDCarregue o programa acima e gire o potenciômetro para alterar o valor lido pela porta analógica. Para finalizar a gravação dos dados, gire o potenciômetro totalmente para a esquerda (valor 0).
Retire o cartão SD e abra, no computador, o arquivo LER_POT.TXT para verificar as informações que foram gravadas:
Arquivo Texto LER_POT.TXT

Unknown

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário